terça-feira, 21 de julho de 2009

MERCADO MODELO SALVADOR-BA


Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constitui-se em importante atração turística . Diante da baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico / Pelourinho. Abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia. Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir itens tão variados como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé.

fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

CASTELO GARCIA D,ÁVILA


Localizado no litoral norte na Praia do Forte, o castelo Garcia D'Ávila é
o único castelo estilo medieval das Américas e teve o inicio da sua construção no
ano de 1551 e seu termino no ano de 1624.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FAROL DO HUMAÍTA SALVADOR-BA




ELEVADOR LACERDA SALVADOR-BA


Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, este equipamento urbano fica na Praça Cayru no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

sábado, 18 de julho de 2009

FORTE DE SÃO MARCELO SALVADOR-BA

Forte de nossa senhora do pópulo e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar foi construido em cima de um banco de arrecife pelos colonizadores portugueses por volta do ano de 1608 e fica cerca de 300 metros da costa de salvador; destaca-se por ser o único forte circular do Brasil .

LAGOA DO ABAETÉ SALVADOR-BA

A lagoa do Abaeté situa-se no bairro de Itapuã, localizando-se ao centro da Área de Proteção Ambiental do Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté, em Salvador-BA

FAROL DA BARRA SALVADOR-BA

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral de Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre